terça-feira, 15 de julho de 2014

BERLIM

Nesse nosso último mês em Lisboa, decidimos aproveitar e fazer nossa última viagem pela Europa.
Escolhemos Berlim, Budapeste e Dublin. Foi muito legal e começo os posts pela ordem das cidades que visitamos.

A cidade: achei Berlim linda! Uma coordenação perfeita entre o moderno e o antigo. Cheia de detalhes maravilhosos. Pegamos muitas obras espalhadas, o que não atrapalhou, mas me fez pensar nela sem nada disso e pronta. Deve ser ainda mais legal!
Sobre o custo, pra falar bem a verdade esperávamos que fosse tudo mais caro, mas não foi. O café da manhã, por exemplo, pagamos em média 6 euros por pessoa perto do nosso hotel e era super bem servido. 

Separei algumas fotos:


Obras, muitas obras



Berlin Dome, um dos prédios mais lindos que já vi! 


O Brandenburger Tor estava preparadíssimo para as festas da Copa. Fiquei imaginando a final lá! Deve ter sido o máximo!



Alexandreplatz





Checkpoint Charlie





Hotel: ficamos na região de Mitte, perto do Checkpoint Charlie. Localização excelente (graças a dicas de amigos), pois fica perto de praticamente tudo e dá pra fazer muita coisa a pé.
Nosso hotel foi Gat Point Charlie, todo moderninho e com decoração fofa, banheiro bom, cama boa, novinho e pessoal super atencioso.





Nosso café da manhã pertinho do hotel




Transporte: andamos basicamente a pé e de metro, mas pra quem se habilitar também tem bicicletas pra alugar em vários pontos da cidade (se não me engano 12 euros por dia). Do aeroporto para o hotel pegamos um trem até uma estação central e de lá trocamos para a nossa linha metro. As passagens custam em média 2,40 euros (depende da área) e para o aeroporto 3,20 euros (tem comprar área A, B, C). 

Muro de Berlim: em vários pontos da cidade tem pedaços do muro pintados por diferentes artistas. Mas é na East Side Gallery onde a maior parte dele foi mantida e pintada por vários artistas. Bem bacana de ver e maravilhoso para fotografar. 
Na Topografia do Terror, que conta um pouco da história da segunda guerra mundial, também tem uma parte dele, original.
Os dois passeios são gratuitos e ao ar livre. Muito louco a gente pensar numa cidade dividida e mais ainda saber que essa história é recente. Bom, pelo menos pra mim, já que em 1989, ano da queda do muro, eu tinha 10 anos.







 Aqui é a parte mantida na Topografia do Terror 



Museus: fomos ao Deutsches Historiches Museum e ao Pergamon Museum. Compramos na hora, sem problemas, só no Pergamon é que pegamos uma fila maior, mas nada grave. Gostei dos dois, embora último seja mais meu estilo. Em média, as entradas custaram 12 euros por pessoa.


Deutsches Historiches Museum


 Pergamon Museum


Reichstag: a visita ao parlamento alemão precisa ser agendada com antecedência no site. Vacilamos e não agendamos. Tinha até jeito de agendar lá mesmo para o dia seguinte, mas a fila estava giga e desistimos.



Victory Column: quem tem mais ou menos a minha idade deve lembrar daquele clipe de Stay (Farway, So Close) do U2 (veja aqui). Quando eu era adolescente lá em MS, eu simplesmente morria quando passava no Disk MTV, sim, meus queridos, não tinha internet naquela época! Hahahaha! 
Então, o clipe foi filmado em Berlim e esse anjo aparece com o Bono lá no topo. Adorei ver ao vivo uma coisa que marcou tanto uma época da minha vida! Sem dizer que é lindo demais, claro!





Drinks: pra terminar, bora falar dessa parte, né?! Não vá esperando tomar aquela cerveja gelada, pois essa cultura é nossa! Mas mesmo assim vale a ida na Hofbräuhaus. Uma cervejaria típica, inclusive os atendentes ficam vestidos caracterizados. Fica perto da Alexanderplatz.


Fotos: minhas e do Love


7 comentários:

Carolina Romano disse...

Sou mega suspeita porque amo Berlim, adoro o clima da cidade, as pessoas, a paisagem..enfim...uma das minhas favoritas
bjs

Anne disse...

Visitei Berlim ainda na época do muro. Passamos 1 dia na parte oriental e era bastante diferente, um pouco deprimente e assustador. Tínhamos a impressão de estarmos sendo vigiados e medo de descumprir as regras. Quero voltar agora para ver essa nova cara de Berlim.

zu disse...

Viajei nas fotos ! Viagem linda

Lidu Hoogstrate Algo Mais disse...

O tempo voa, Renata, vcs já estão voltando para o Brasil? Viajar é sempre muito bom mesmo, tem tanta coisa bacana pra ver e visitar por aí... Gosto mto da Alemanha;)
Beijos!

andpizzazz.com disse...

Ah, ate eu estou triste que estao ja indo embora! Me deu aperto de ouvir "ultimo mes" rsrs... Mas enfim, berlim parece muito legal! Eu fui uma vez mas fiquei so um dia, mais para visitar uma amiga e so andei pela cidade. Mas notei que a Alemanha e mais barata mesmo.. e a cerveja e quente rs..

bjs,
mari

Renata Nogueira disse...

Liduh e Mari, pois é, meninas! Passou voando e já é hora de voltar! Vou sentir muitas saudades!!! Bjs!!!

Daniela Pereira disse...

Mas já cabô Portugal ?????Que rápido, bom retorno !Veio a calhar esse post de Berlim, hein, Rê rsrs ?! Tô planejando Alemanha pra outubro, vou dar uma olhada nesse hotel !
bjs

Quem sou eu:

Minha foto
Apaixonada por Chanel e por moda. Aqui falo um pouco de tudo que gosto. Sejam bem vindos! Contato: euamochanel@yahoo.com.br

No Twitter:

No Facebook:

No instagram:

@euamochanel

Arquivo do blog:

Pesquisar no blog:

Seguidores: