segunda-feira, 30 de novembro de 2009

CRÍTICA CONSTRUTIVA


Nessa época do ano o movimento no comércio aumenta consideravelmente por causa do fim de ano, os shoppings ficam lotados e tá todo mundo afim de gastar!!! Uma loucura!!!

Mas se tem uma coisa que tenho observado e isso tem me dado uma preguiça enorme é o despreparo de algumas vendedoras!
Meu Deus!!! Em várias lojas eu perguntava se tinha saia tulipa e só via aquelas caras de espanto! Espantada fiquei eu! Juro, muitas não sabiam do que eu estava falando!
Coisas básicas como nude, tons fluo/neon e por ai vai parecem termos gregos para algumas, repito, algumas, pois não estou generalizando nada. É claro que tem vendedoras de verdade, que gostam do que fazem e por isso são interadas com o mundo da moda.
Nada pior também do que aquelas meninas novinhas que estão mais preocupadas com elas e com o blush no rosto do que com o cliente. Fico até com dó, pois como também já tive essa idade, sei como é a preocupação com a imagem, só que por sorte (ou não) eu não trabalhava.
Então, fica o toque para quem tem loja: treinar e informar mais os funcionários sobre as tendências de moda. Pra quem trabalha também, isso vai até aumentar suas vendas!
Tem inúmeros blogs, programas de tv e revistas que ensinam muito! Hoje em dia tá super fácil e acessível para todos, basta querer!
Porque vamos combinar uma coisa, ser atendida por uma boa vendedora é uma delícia e até nos faz comprar mais, pois quando a pessoa é entendida ela nos ajuda, dá boas sugestões e deixa o momento consumo, que já é ótimo, ficar ainda melhor!

Foto: Reprodução

13 comentários:

Fashionfield disse...

Nossa, concordo plenamente com esse post!
Muitas vendedoras não sabem nem o que tachinha! Juro!!!!

Rê, arruma o penúltimo parágrafo que vc escreveu inormar ao invés de informar ! ;)


Bjusssssssss!!!!!

Renata Nogueira disse...

Valeu Camila! Já corrigi!!! Bjs!

De Mattos disse...

Pior que essas, só aquelas que "fecham a cara" quando vc não leva o produto...
Bj!

Paolla disse...

Renata, primeira vez q comento em seu blog, mas descobri ele a +/- 1 mês. Mto bom! Concordo plenamente com essa colocação... nada que um endomarketing bem feito e treinamentos não resolva isso...

Bjo

Anacris disse...

Assino embaixo!
Também fico "nude" com a ignorância (leia-se desinteresse) de algumas criaturas. Muitas vezes elas não sabem nem mesmo o que está no site da própria loja em que trabalham.
Já perdi as contas de quantas vezes perguntei se tinha "podrinha" e a vendedora me devolveu a pergunta com um "o quê?" ou "podrinha????", tipo "isso é de comer??". Aff, mil vezes, AFF!!!

Laila disse...

Quase sempre, um simples "conhecimento" na área de RH faz com que pessoas despreparadas sejam contratadas e deixa pessoas, sem esse "conhecimento", mas muito melhor capacitadas e preparadas, sem emprego. Isso é ridículo.

E tem mais: não compro mais nada em lojas que não me senti bem atendida.
Um exemplo é que há alguns dias fui ao BH e entrei no Boticário prá fazer umas compritchas básicas. Já tinha comprado lá antes e fui bem atendida, mas essa foi a última vez que comprei algo lá. A vendedora [não sei o nome, mas é uma de óculos, se alguém conhece, favor avisá-la pois ela pode estar fazendo (oi gerúndio!) o mesmo com outras pessoas] me atendeu com má vontade. Não compro mais nada lá, nem com outra vendedora.
Ainda bem que existem outros Boticários por aí e sempre fui bem atendida em todos.

Também não compro em lojas onde as vendedoras ficam fofocando em rodinhas, que quando você entra te olham de cima a baixo, como se você fizésse um favor de entrar e comprar naquela loja. Mal sabem elas que se não fossemos nós, meras consumistas, elas não estariam ali ganhando o salário delas.

Bjos!!!

Sil Nascimento disse...

Re, eu imagino a cara das vendedoras com sua busca por uma saia de tule - é muito avanço e informação - rs.. Qualquer um hoje em dia pode se inteirar do que está acontencendo na moda, nem precisa trabalhar com isso - a informação está ao nosso alcance - pena que nem todo mundo pense assim. Lendo seu post, lembrei que há um tempo a Silvia, do Garotas Modernas escreveu que foi a loja da Melissa em um shopping Florianópolis, perguntou sobre uma sandália específica - Lady Dragon III (aquela que tem um enfeite que parece uma bola de natal). Pois bem, parece que a dona da loja de uma forma "bem educada" disse que não tinha, não ia chegar, porque aquela sandália era horrorosa... OI?! Se a proprietária do estabelecimento tem esse nivel, o que esperar dos funcionários? Falar desta forma do produto que representa e nem se informar sobre o sucesso do mesmo. Por isso que, boas vendedoras acabam criando um grupo de fiéis clientes. Bjs

Anônimo disse...

......Oiiii Re, sei exatamente o q vc ta passando....As vzs tbm tenho a impressão d que as vendendoras nw entendem nd d moda...Tem muitas meninas q nw sabem o q eh uma saia tulipa, uma saruel, ou até um sapato meia pata...kkkkk....terrível d aguentar viu, acho q além d falta d interesse eh muita falta d informação...bjsssss linda

Camila** disse...

Oh te apóio muito na sua crítica. Semana passada minha cunhada e eu fomos a 3 shoppings de São Paulo, incluindo o Iguatemi, e muitas vendedoras de lojas grandes e internacionais(sem nomes) não sabiam o que era jaqueta perfecto. Ai eu falava jaquetinha e me mostravam blazer. Noções básicas de moda URGENTE! Beijos

Renata Nogueira disse...

Camila,Dennina, Paolla, Anacris, Laila, Sil, Anônima e Camila Descombinada, que bom que vcs concordaram, confesso que fiquei tensa na hora de peublicar o post, afinal, alguém poderia me interpretar mal...Bjs enorme pra vcs!

Unknown disse...

Putz, eu sofro com essa ignorância! E isso sempre acontece comigo.
Sempre achei que quem trabalha com moda, deve no mínimo, gostar e se interessar pelo assunto.
Outro dia, fui numa loja de sapatos procurar por um sapato neon. A vendedora me olhou como se eu estivesse falando javanês. Ai usei todos os termos que conhecia - sapato neon, ou fluor, ou qualquer colorido! Ai ela me deu um olhar super arrogante e disse que a tendência desse verão era o nude! É claro que sei que o nude TAMBÉM é tendência... tanto que queria combinar o sapato fluor com um vestido nude...
O pior não é só não ter informação, mas achar que a pobre informação que ela tem é o máximo.
E olha que não foi numa lojinha qualquer. Foi na Schultz do Morumbi Shopping, em São Paulo, onde é difícil achar um sapatinho por menos de R$200.
Seria bom que todas as vendedoras tivessem um pequeno treinamento a cada coleção. E não achar que só pq alguma tendência não foi abraçada pela marca que trabalha, ela não será forte.
Beijão!

Letícia Diniz disse...

Também acho o Óh !!
Tenho apenas 15 anos mais amo de paixão o mundo da moda.Esses dias fui numa loja e perguntei só por curiosidade (pq estou louca em uma)se tinha aquelas camisetas podrinhas. A dona (nem era vendedora,era a dona mesmo!)não sabia como era esse tipo de blusa,e pra mim explicar ?? Explicava,explicava e a danada não entendia !!
Fiquei chocada !!
Eles tem q investir mais no conhecimento do mundo da moda,pq vendedora é uma profissão e toda profissão vc tem q ter conhecimento da área q vc está atuando :)
É rídiculo vc perguntar e as vendedoras ficarem boiando !!

Bjos e AMOOO o seu blog de paixão ♥

Anônimo disse...

nossa meo, vai plantar batata, ninguem é obrigada a saber de nada, cala a boca

Quem sou eu:

Minha foto
Apaixonada por Chanel e por moda. Aqui falo um pouco de tudo que gosto. Sejam bem vindos! Contato: euamochanel@yahoo.com.br

No Twitter:

No Facebook:

No instagram:

@euamochanel

Arquivo do blog:

Pesquisar no blog:

Seguidores: